As Diferentes Formas de Execução do PHP

As Diferentes Formas de Execução do PHP

O PHP é amplamente conhecido como uma linguagem para desenvolvimento de aplicações Web. Porém, nem só de Web vive o PHP. Existem outras formas de execução do PHP. É possível executá-lo em linha de comando também. Há, inclusive, uma forma de executar o PHP em um terminal interativo.

Execução do PHP em Servidor Web

Essa é a forma mais conhecida. É possível usar servidores como Apache, Nginx, IIS e outros, mas poucos conhecem o servidor interno do PHP, disponível a partir da versão 5.4

Crie um arquivo index.php, com este conteúdo:

<?php
echo "Usando o servidor interno do PHP";

Salva o arquivo. Abra o terminal (aliás, ele já deveria estar aberto :P) e entre no diretório onde salvou o index.php. Execute este comando:

php -S localhost:8000

Esse comando vai iniciar o servidor interno do PHP na porta 8000. É possível alterar a porta, se você já tiver outra aplicação rodando nessa porta ou simplesmente não goste do número 8000. :P

Será exibida esta saída:

PHP 5.6.6 Development Server started at Thu Mar 12 21:44:26 2015
Listening on http://localhost:8000
Document root is /private/tmp
Press Ctrl-C to quit.

Pronto. Seu servidor está ativo. Acess a URL http://localhost:8000 e lá estará a mensagem “Usando o servidor interno do PHP”. Para parar o servidor, digite “CTRL+C”.

Não entrarei em detalhes sobre as formas de execução do PHP em outros servidores Web. Há diversos artigos específicos sobre isso. Só pesquisar no Google.

Execução do PHP em Linha de Comando

Ainda não fechou o terminal, né? Então, ainda no diretório onde está seu script index.php, execute este comando:

php index.php

A mensagem “Usando o servidor interno do PHP” será exibida no terminal. Porém não há quebra de linha no final dela. Vamos editar o arquivo index.php, deixando-o assim:

<?php
echo "Usando o PHP em linha de comando" . PHP_EOL;

A constante PHP_EOL corresponde ao “fim de linha” (End Of Line). Ela permite criar scripts portáveis, já que a quebra de linha em Linux e Mac OS X (e outros derivados de Unix) é “\n” e no Windows é “\r\n”.

Ao executar novamente o comando php index.php, o seguinte resultado aparecerá no terminal:

Usando o PHP em linha de comando

Execução do PHP no Terminal Interativo

O PHP tem um terminal interativo. Ou seja, é um terminal onde, a cada comando digitado, ele é imediatamente executado. Por exemplo, ao executar um echo, a mensagem é exibida na tela.

Para iniciar o terminal interativo, digite o seguinte comando no terminal:

php -a

Pronto. Você está no terminal interativo. Pode digitar qualquer comando PHP, que ele será executado. O ponto-e-vírgula continua sendo obrigatório aqui. Lembre-se dele!

Vamos a alguns exemplos:

$ php -a
Interactive shell
 
php > echo "Hello World";
Hello World
php > $x = 2;
php > echo pow( $x, 10 );
1024
php > echo "sem ponto-e-virgula"
php > ;
sem ponto-e-virgula

Veja que, se você esquecer o ponto-e-vírgula, poderá colocá-lo na linha seguinte, sem gerar qualquer erro.

Esse terminal interativo é útil quando você quer testar alguma função, sem a necessidade de criar um script somente para isso.

 

The following two tabs change content below.
Graduado em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é desenvolvedor de software desde 2008, com foco em Desenvolvimento Web com PHP.