MacbookPro: Usando monitor externo e mantendo o monitor do Mac desligado mesmo com a tampa aberta

Demorou, mas chegou! Primeiro post de 2012! :)

Recentemente comprei uma TV Full HD. Obviamente, usarei a TV como monitor para meu Desktop e para meu MacBook Pro. Ao ligar a saída de vídeo do MacBook na TV, eu não obtinha 1080p; em vez disso, ficavam duas faixas pretas laterais, como se não houvesse 1920 pixels de largura. Isso ocorria apenas no modo espelho; no modo estendido, a tela da TV era totalmente preenchida.

MacBook Pro

Uma solução que encontrei, buscando na Internet, foi manter a tampa do MacBook fechada e usar mouse e teclado externos, via USB ou Bluetooh. Dois problemas: 1) há risco de super aquecimento; 2) eu não podia usar o teclado nativo, nem o trackpad nativo (que acho um dos pontos mais fortes do MacBook, por ser multitouch), além de prejudicar o som dos alto-falantes e do microfone.

A solução que encontrei foi enganar o Mac, fazendo com que ele pense que a tampa está fechada. O truque é simples: imãs.

Antes de detalhar o truque, vale ressaltar que essa gambiarra é para usuários do Lion (Mac Os X 10.7). Quem usa o Snow Leopard (10.6) não precisa disso, pois, ao abrir a tampa do MacBook, estando com um monitor externo ligado, o monitor do MacBook continua desligado.

O Truque

O MacBook é cheio de imãs, alguns para “trancar” a tampa, impedindo que ela se abra sozinha, mas há um especial, responsável por detectar se a tampa está aberta ou fechada. No meu caso (MacBook Pro 13″ de 2011), esse imã está localizado do lado esquerdo e um pouco abaixo da tecla “fn”. Essa localização pode variar conforme o modelo do MacBook.

A gambiarra é colocar o imã sobre a localização citada acima e aguardar a tela do MacBook se desligar. Após isso, basta pressionar a tecla Power e a imagem sairá apenas no monitor externo. Após isso, pode retirar o imã, que tudo continua funcionando, inclusive o teclado e o trackpad do MacBook.

Este vídeo ilustra a ideia:

Essa técnica às vezes falha comigo, mas em poucas vezes. Creio que seja só uma questão de “pegar o jeito”. Ainda estou me especializando nessa técnica… :P

Espero que a dica seja útil a vocês! :)

Abraços 

— Editado

Isso só funcionou para mim no primeiro dia, quando fiz este post. Depois disso, ao retirar o imã, a tela do MacBook volta a ligar, e a TV deixa de exibir em 1080p.

Caso alguém tenha passado por isso e conseguiu resolver, deixe a dica nos comentários. :)

The following two tabs change content below.
Graduado em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é desenvolvedor de software desde 2008, com foco em Desenvolvimento Web com PHP.
  • Opa, tive um problema semelhante mas era usando um monitor secundário. Achei essa solução pela internet, espero que ajude.

    rode o seguinte comando para que o lion não habilite os dois monitores sozinho, ou seja, liga-se os dois, fecha o mac, clica com o mouse wirelles até ele voltar com a imagem somente no monitor secundário e nesse momento abre o macbook novamente que o monitor do mac continuará desligado, assim como era no snow.

    habilitar comportamento:
    sudo nvram boot-args=”iog=0x0″

    se quiser desabilitar:
    sudo nvram -d boot-args

    • Boa, junior funcionou aqui! no Lion!

    • Tentei isso no Mountain Lion e não funcionou :(

  • Ricardo

    Genial! Mto obrigado pela dica! Ja perdi horas a peskizar e de facto é a unica forma de manter a tampa aberta…com o iman! A proposito, n tem logica n haver um comando q permita desligar o ecran, enfim, paneleirisses! ;)

  • Luis H

    O problema é que vc está usando espelhamento, ou seja, ambos os monitores usam a mesma resolução. Como a tela do MacBook é 16:10 e TV é 16:9, para não haver distorção, aparecem as faixas pretas. Ainda, se o MacBook não tiver tela Retina, não alcança resolução 1080p, logo, no espelhamento, a tela da TV também não.
    A solução mais simples á abrir a configuração de monitores e desativar o espelhamento, aí vai ter um segundo monitor extendido, aí vv pode ajustar a resolução de cada um, aí altera a resolução da TV pra 1080p. Então é só arrastar para a TV o aplicativo que quiser usar em 1080p.